Recentes

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Bannerad

21 de mar. de 2012

APOFENIA - DISTOPIAS DESTRUTIVAS



Apofenia é uma banda que se originou em Porto Alegre nos idos de 2009. Formada por Wagner Rodrigues [guitarra], Fábio Ernane [guitarra] e André Vencato [bateria], se manteve praticamente no anonimato até o final de 2011, período que marca suas primeiras apresentações no underground e o lançamento independente do seu primeiro EP [distopias destrutivas] com uma tiragem de apenas 100 cópias.

As canções do EP ‘distopias destrutivas’ são instrumentais, flertam com o post rock e foram gravadas ao vivo. Esta opção foi feita, principalmente, por questões financeiras, uma vez que este procedimento demanda menor tempo em estúdio. Além disso, a idéia foi captar a energia e a dinâmica da banda, com a presença de alguns improvisos e experimentações. 

A partir da esquerda: Fábio Ernane, André Vencato e Wagner Rodrigues.


Engana-se quem pensa que irá encontrar neste trabalho virtuosismos e solos de guitarra e bateria intermináveis. A proposta aqui é outra. A Apofenia está interessada na textura do som [o quão áspera ou lisa pode vir a ser uma nota musical ou ruído anti-musical], no seu peso, na sua transparência ou obscuridão, no seu silêncio... E tudo o que isso pode vir a representar imageticamente e como forma de subversão sonora.

É importante ressaltar que a música ‘1 minuto para o fim’ é uma faixa bônus gravada de forma caseira com uso de software livre, bem no estilo ‘faça você mesmo' [do it yourself]. Talvez seja o som mais obscuro da banda. Três guitarras com timbres diferentes se entrelaçam para gerar uma composição de aproximadamente 1 minuto. Um detalhe curioso é que em uma das guitarras foi aplicada uma sobreposição enorme de efeitos até se chegar naquele timbre ‘espacial’.




Ver publicação no blog Lágrima Psicodélica





Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons
 Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil. 

2 comentários:

Adoro...músicas de qualidade, sons pra ouvir sem pressa...perfeitos!!

Obrigado Michele! Você é uma pessoa muito perceptiva e intuitiva! Grande beijo!

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More