Recentes

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Bannerad

ACORDES DE FOGO

Curta a página do Acordes de Fogo no Facebook.

FERNANDA AMARO

Fotografia: shows, festivais, intervenções artísticas, peças teatrais...

PRODUÇÃO MUSICAL DE KING JIM

Matéria ilustrada sobre as gravações de King Jim no estúdio Soma

MULHERES NO FRONT

Assista uma compilação de 40 vídeos de bandas com garotas

25 de jun. de 2015

FESTIVAL ESPACIAL DA QUERÊNCIA GARAGÍSTICA

Arte gráfica: Gabriel Gobbi




O Festival Espacial da Querência Garagística foi um evento organizado pelos alunos do curso Tecnólogo em Produção Fonográfica da Unisinos,  dentro da disciplina Projeto Festival, ministrada pelo grande Frank Jorge.



Durante a disciplina vários aspectos do festival foram sendo alinhados. Tínhamos que desenvolver um conceito para o evento, definir o local, as bandas, as formas de divulgação, sonorização, estrutura de palco, público, patrocínio, valor do ingresso... Enfim, toda a logística (recursos, equipamentos e informações) para fazer o espetáculo acontecer da melhor forma possível.



Diversas leituras e debates sobre textos de autores importantes da área como Bill Graham, Harvey Goldsmith, Theodor Adorno e David Byrne, assim como a análise da estrutura e line-up de grandes festivais, que vinham rolando no primeiro semestre de 2015, como, Lollapalooza, Coala Festival e Monsters of Rock tiveram importância desmedida e deram um alicerce brutal, colaborando na formação do senso crítico, estético e artístico dos alunos.



O processo de curadoria foi árduo, fizemos a audição e análise de muitas bandas, pois começamos com uma lista de aproximadamente 50 nomes, sugeridos tanto pelos alunos como pelo professor Frank, e no final do processo chegamos a 6 bandas.



Todas as bandas selecionadas tinham relação com o conceito que foi definido anteriormente para o evento, ou seja, o Festival Espacial da Querência Garagística deveria ter como característica bandas que ao mesmo tempo fossem diferentes entre si (cada uma com a sua personalidade), mas que tivessem em sua sonoridade elementos psicodélicos (espacial), que fossem gaúchas (querência) e fizessem rock (garagística). Isso também se refletiu na arte gráfica produzida para o evento que foi usada como flyer, panfleto e cartaz de rua.



Enfim, o festival foi um sucesso, tanto com relação ao público, que além de se deslocar para um evento de músicas autorais com bandas do underground, ainda participou de forma ativa: curtindo, cantando e dançando as canções; como com relação as bandas que mandaram muito bem! 






Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons
Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More